Opções de pratos vegetarianos no cardápio: entenda a importância

Pratos Vegetarianos No Cardápio (3) - Nexxo Inteligência Empresarial

Pratos Vegetarianos No Cardápio (3) - Nexxo Inteligência Empresarial

Incluir pratos vegetarianos no cardápio do seu restaurante pode trazer diversos benefícios, como atender e atrair um público maior e diversificado. Então, neste Dia Mundial do Vegeterianismo (01/10), nada é mais propício para você, dono de restaurante, do que estar alinhado com a crescente demanda por alimentação saudável e sustentável. Segundo o site Valor Econômico, “houve nos últimos anos crescimento de 98% no consumo de produtos vegetarianos, sem glúten e orgânicos e a tendência é crescer 14% até 2027”.

De acordo com o Sebrae, os desafios de enfrentar a pandemia levaram a um aumento de buscas por opções mais saudáveis.  O consumo de alimentos saudáveis, que já vinha ganhando força entre os brasileiros, foi acelerado pela pandemia de covid-19. Assim também, segundo as estatísticas, a tendência por uma alimentação mais saudável e natural segue crescendo – e já aponta para a necessidade de que donos de restaurantes não deixem esses dados passarem despercebidos.

Em 2020, as vendas desses produtos – que incluem desde itens sem glúten ou com menor teor de sódio a orgânicos certificados – atingiram R$ 100 bilhões no país, segundo a Euromonitor Internacional. (SEBRAE)

Nesse sentido, o  Itaú BBA publicou, em agosto, uma pesquisa com o intuito de atualizar o mercado empresarial sobre o comportamento e consumo da geração Y. Essa é também a conhecida geração millennials, nascidos entre 1982 e 1994 e já representa mais da metade da população brasileira. Então, fique atento e se adapte às demandas de um público cada vez mais presente para faturar mais.

RESTAURANTES ESPECIALIZADOS x PRATOS VEGETARIANOS NO CARDÁPIO

Antes de tudo, você precisa compreender o conceito do seu restaurante. No caso de restaurantes especializados, um ponto importante é ofertar pratos vegetarianas no cardápio que sejam criativos e saborosos. Além disso, é preciso entender que a especialidade traz uma limitação de público-alvo. Se você quiser fortalecer o seu conceito e marca, também será necessário investir em estratégias para quebra de paradigmas, já que o saudável e gostoso nem sempre são uma associação natural.

Entretanto, é indispensável considerar a inclusão de pratos naturais nos restaurantes não-especializados para não perder essa parcela de público, sobretudo, quando pensamos em mesas compartilhadas com um grupo diversificado, com preferências e necessidades diferentes – isto pode se tornar um fator decisivo na hora da escolha.

Não é necessário ter dezenas de pratos vegetarianos no cardápio, pois você não é um restaurante de nicho, mas é ideal ter duas ou três opções, ao menos. Existem diversas maneiras de trazer sabor para os pratos vegetarianos e satisfazer os clientes.

DESAFIOS E ESTRATÉGIAS

Antes de incluir pratos vegetarianos no seu cardápio, é preciso pensar nos desafios dessa opção. Sabemos que implementar um tipo de alimento que não é sua especialidade ou costume pode trazer certos desafios como:

  • Treinamento da Equipe: primeiramente, a equipe de cozinha pode precisar ser treinada para preparar pratos vegetarianos, o que pode incluir aprender novas técnicas de cozimento e como manusear e armazenar ingredientes vegetarianos.
  • Custos: alguns ingredientes vegetarianos, especialmente os orgânicos ou especiais, podem ser mais caros do que os ingredientes não vegetarianos. Portanto, isso pode aumentar os custos operacionais.
  • Demanda Incerta: dependendo da localização e do tipo de restaurante, pode haver incerteza quanto à demanda por pratos vegetarianos. Se a demanda for baixa, os ingredientes podem ser desperdiçados, o que também aumenta os custos.
  • Contaminação Cruzada: é preciso ter cuidado para evitar a contaminação cruzada entre alimentos vegetarianos e não vegetarianos. Isso pode exigir equipamentos de cozinha separados ou procedimentos rigorosos de limpeza.
  • Percepções dos Clientes: alguns clientes podem ter percepções negativas sobre a comida vegetariana, vendo-a como sem sabor, por exemplo. Superar essas percepções pode exigir esforços.

Contudo, algumas estratégias podem ser essenciais e te ajudarão a vencer desafios. Entre eles estão:

  • Desenvolvimento de Receitas: pesquise, experimente e teste várias receitas vegetarianas antes de incluí-las no menu. Considere uma consultoria para ajudar no desenvolvimento de pratos saborosos e nutritivos.
  • Controle:  é imprescindível ter controle de estoque, contagem regular do estoque, gestão de fornecedores, prevenção de desperdício, rotação do estoque, previsão de demanda e treinamento de equipe para consciencialização da importância de cada etapa.
  • Flexibilidade: restaurantes podem oferecer pratos que atendam facilmente aos vegetarianos, tornando-se uma opção viável. Por exemplo, o cardápio pode oferecer uma opção para substituir a carne por algo vegetariano.
  • Pesquisa de Mercado: faça uma pesquisa de mercado para entender a demanda por opções vegetarianas em sua área. Você também pode oferecer opções vegetarianas como especiais do dia para testar a resposta do cliente antes de adicionar permanentemente ao menu.
  • Marketing: isso pode incluir descrições atraentes no menu, postagens nas redes sociais, eventos temáticos vegetarianos, entre outros.
  • Gestão especializada: a gestão eficaz pode ajudar a maximizar a lucratividade ao controlar custos, otimizar preços, minimizar o desperdício e aumentar as vendas. Garante que o restaurante esteja em conformidade com todas as regulamentações de saúde e segurança alimentar, evitando multas e protegendo a reputação do restaurante. Sendo assim, a gestão está atenta às tendências e mudanças no mercado e pode adaptar seu restaurante para atender às novas demandas dos clientes.

HUBNEXXO – A GESTÃO ESTRATÉGICA PARA SEU RESTAURANTE 

A Nexxo é uma empresa de contabilidade sediada em Salvador, especializada em contabilidade para restaurantes, bares, cafeterias e diversos negócios da gastronomia. Nós podemos te ajudar a implementar soluções estratégicas através da nossa expertise na gestão de restaurantes.

Já ajudamos centenas de empresas pelo Brasil a controlarem seus estoques, a otimizarem seus menus e conseguirem um aumento na lucratividade do seu restaurante em até 30%.

Entre em contato gratuitamente com nossos especialista.

5/5 - (2 votes)

Agende uma reunião agora mesmo!

Estamos te esperando, vai ficar adiando o seu sucesso até quando? Entre em contato clicando no botão que está aparecendo em sua tela.

Inscreva-se na nossa Newsletter!

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

Veja também

Posts Relacionados

Recomendado só para você
Até o final deste ano, o Ministério da Fazenda prevê…
Cresta Posts Box by CP
Thomson Reuters Squarelogo 1625149122324 - Nexxo Inteligência Empresarial
Clique no botão abaixo para acessar a área do cliente!
Nexxo Marca Nova Hub - Nexxo Inteligência Empresarial
Clique no botão abaixo para acessar a área do cliente!

Quero a Mentoria!

Preencha com seus dados para ser redirecionado ao chechout e garantir a sua vaga.