Gestão de Estoque para Bares e Restaurantes: como manter um controle e evitar desperdícios

A administração de bares e restaurantes deve levar em consideração uma série de fatores para levar o seu negócio ao sucesso.

Por essa razão, se planejar nesse setor é fundamental. Hoje, essa é uma área que apenas cresce, para se ter uma ideia, apenas em 2021 foram criados 600 mil novos bares e restaurantes, segundo dados da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel). 

Assim, para se destacar no mercado é preciso ser organizado em suas diversas frentes possíveis. Um dos pontos principais desses estabelecimentos são os seus pratos e bebidas. Naturalmente, o volume de entrada e saída de alimentos é sempre grande. 

Portanto, é fundamental estar sempre atento ao seu estoque para que você consiga se manter sempre com todos os ingredientes necessários para oferecer um bom atendimento ao cliente. 

Para te ajudar com isso, preparamos esse artigo sobre como fazer a gestão de estoque de bares e restaurantes, com dicas para você manter um controle e evitar desperdícios.

Tenha uma boa leitura!

O que é a gestão de estoque para Bares e Restaurantes? 

A gestão de estoque para Bares e Restaurantes, junto com o controle do fluxo de caixa é um dos controles mais importantes dentro desses estabelecimentos. Essa ferramenta nada mais é do que a realização de um determinado controle de toda movimentação de mercadorias do seu estabelecimento.

Assim, a gestão de estoque trabalha ajudando o comerciante a administrar as suas vendas para ajustar as suas compras. Quando se trata de bares e restaurantes isso é determinante para o seu sucesso, pois deixar faltar alguns ingredientes pode levar a problemas com clientes. 

O grande desafio do setor é que essa movimentação é diária. Isso porque, quando se trata de alimentos, é importante que eles estejam sempre frescos. 

Além disso, a gestão de estoque para Bares e Restaurantes ajuda nas finanças do negócio, pois é possível identificar produtos que estão sendo comprados a mais, trazendo uma economia de recursos que podem ser utilizados em outros setores. 

Outros benefícios dessa ferramenta incluem: 

 

Como você pôde observar, a gestão de estoque para bares e restaurantes é importante para a estratégia desses estabelecimentos. Por essa razão, confira algumas dicas para manter o controle e evitar desperdícios em seu negócio. 

Continue a leitura: Contabilidade em Salvador-BA:conheça as soluções da Nexxo Empresarial.

Como implementar a gestão de estoque para bares e restaurantes?

Agora que você já sabe da importância da gestão de estoque para bares e restaurantes, veja a seguir algumas dicas para implementar essa ferramenta no seu negócio e potencializar os seus resultados.

Controle as entradas e saídas

O ponto principal para organizar o seu estoque é ter uma noção de todas as entradas e saídas de produtos da sua empresa. Isso será muito importante para que você perca o controle do que têm e do que têm no estoque do seu bar ou restaurante.

Quando você não tem controle disso, é muito mais fácil cometer erros estratégicos e gastar mais capital do que necessário para suprir a falta de conhecimento em relação a quantidades. 

Utilize a técnica PEPS

Uma técnica bastante utilizada para a gestão de estoque de bares e restaurantes, é a chamada PEPS, também conhecida como “primeiro que entra, primeiro que sai”. Como o próprio nome da técnica, os últimos itens a entrar devem ser os primeiros a serem utilizados. 

Isso é ainda mais importante em restaurantes pois a grande maioria dos alimentos são perecíveis. 

Define um estoque mínimo e um estoque máximo

Pelo fato de você estar sempre lidando com produtos que podem estragar rápido, é necessário ter sempre um estoque mínimo e máximo para o seu bar ou restaurante.

A recomendação de especialistas é de que esses estabelecimentos não tenham grandes estoques. Por essa razão, o interessante é que as compras sejam feitas de forma diária ou semanal para se certificar que os seus mantimentos estejam sempre frescos.

Mapeie o fluxo de produtos do seu estabelecimento

Foi falado anteriormente que a gestão de estoque para bares e restaurantes trabalha no controle do fluxo de entrada e saída de seus produtos. Por isso, é importante observar o seu menu, e observar quais produtos têm mais saída. 

Isso será fundamental na hora de saber o que comprar. Evitando que falte os ingredientes do seu carro-chefe, levando a reclamação de clientes e perda de sua reputação.

Tenha um sistema de gestão

Por fim, todo esse processo de gerenciamento exige muita organização. Por isso, será preciso que a sua empresa se utilize de diversos recursos tecnológicos que irão contribuir para o controle do seu estoque.

Com os sistemas de gestão dedicados a essa finalidade, será muito mais fácil controlar as suas entradas e saídas de produtos, e conhecer o fluxo de produtos do seu bar ou restaurantes. 

Além disso, eles evitam que se tenha dores de cabeça decorrentes de falhas humanas.

Como você pôde observar, gerenciar bem esse aspecto do seu estabelecimento alimentício, é fundamental para trazer mais organização para o seu negócio, mas vai além, também é fundamental para se proporcionar uma boa experiência para o seu cliente. 

No entanto, para dar certo, não é preciso fazer tudo sozinho, com o suporte de uma empresa especializada a sua gestão de estoque é otimizada e você ainda potencializa a sua gestão empresarial como um todo. 

https://hubnexxo.com.br/fale-conosco/

Conte com o suporte da Nexxo Inteligência Empresarial!

Agora que você já conhece todos os benefícios de uma boa gestão de estoque para bares e restaurantes, conte com o suporte da Nexxo Contabilidade em seu negócio.

Somos uma empresa de contabilidade sediada em Salvador Bahia que oferece inteligência empresarial para empresas dos mais diversos ramos e portes. Nosso principal propósito é ajudar na realização de sonhos para empreendedores.

No entanto, somos especialistas em Contabilidade para restaurantes, bares e food service. Assim, nossa equipe estará pronta para te ajudar com todas as burocracias que envolvem gerir um estabelecimento desse tipo. Por isso, seremos grandes parceiros em sua administração. 

Entre em contato e descubra nossas soluções! Gostou do conteúdo? Acesse nosso blog e leia mais artigos como esse, também siga nos siga nas redes sociais.

Leia mais: BPO Financeiro para Bares e Restaurantes: conheça os benefícios.

Classifique nosso post [type]

Agende uma reunião agora mesmo!

Estamos te esperando, vai ficar adiando o seu sucesso até quando? Entre em contato clicando no botão que está aparecendo em sua tela.

Inscreva-se na nossa Newsletter!

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Veja também

Posts Relacionados

Recomendado só para você
Empresas que buscam eficiência e redução de custos em adotam…
Cresta Posts Box by CP
Thomson Reuters Squarelogo 1625149122324 - Nexxo Inteligência Empresarial
Clique no botão abaixo para acessar a área do cliente!
Nexxo Marca Nova Hub - Nexxo Inteligência Empresarial
Clique no botão abaixo para acessar a área do cliente!

Quero a Mentoria!

Preencha com seus dados para ser redirecionado ao chechout e garantir a sua vaga.