Fluxo de caixa para restaurantes e bares: como estruturar?

Fluxo De Caixa Restaurantes Bares Anotações Notebook - Hubnexxo - Contabilidade especializada em restaurantes

,A estruturação de fluxo de caixa para restaurantes e bares é crucial. Toda e qualquer empresa necessita, periodicamente, realizar demonstrativos que indiquem a situação financeira por meio das receitas e despesas geradas. Mas, no caso do setor de alimentos e bebidas, uma vez que é um modelo de negócio com muitas flutuações, o fluxo possibilita averiguar tanto a saúde financeira do negócio quanto fornecer dados para planejamentos estratégicos.

No entanto, nem sempre é fácil realizar este procedimento. Pensando nisso, nosso time de especialistas desenvolveu este artigo para que você entenda o conceito e quais as características de um fluxo de caixa para restaurantes e bares

Tenha uma ótima leitura!

O que é fluxo de caixa?

Todos os processos de entrada e saída de capitais em uma empresa são registrados em fluxo de caixa. Em paralelo, como procedimento, a demonstração de fluxo de caixa tem por objetivo mapear todas as movimentações financeiras realizadas durante um período.

Desse modo, o levantamento, quantificação e análise destas movimentações representam uma das atividades cruciais nos empreendimentos, uma vez que indicam as atividades ocorridas e os prováveis locais de controle mais efetivo dos custos e despesas.

Além de registrar a movimentação de capitais, o fluxo de caixa também se posiciona como indicador de desempenho operacional, fiscal, tributário e contábil da empresa. Se, por uma lado, indicamo quanto entrou e o quanto saiu (isto é, receita e despesa), por outro lado, também sublinha a efetividade dos gastos ou a rentabilidade dos investimentos realizados. 

  • Para o setor foodservice:

No cenário de empresas do setor de alimentos e bebidas, a apuração em demonstração de fluxo de caixa demanda uma atenção especial. O fluxo de caixa para restaurantes e bares deve ocorrer de maneira recorrente e constante.

Diferentemente de uma empresa cuja operacionalidade não dependa diretamente de flutuações inflacionárias na aquisição de insumos básicos, bares e restaurantes sofrem das variações recorrentes dos mercados. Por exemplo:

  • Variação no preço de insumos básicos ao processamento dos alimentos;
  • Alteração na tributação municipal ou estadual e variação no valor de distribuição;
  • Maior ou menor oferta de mão de obra (cozinha, atendimento, delivery etc.);
  • Alterações contratuais com fornecedores parceiros.

Sobretudo em momentos de maior ou menor instabilidade, a apuração de fluxo de caixa para restaurantes e bares representa uma estratégia tanto financeira quanto gerencial.

Por exemplo, imagine um determinado restaurante que apresenta um perfil sazonal no qual, entre os meses de abril e junho, as receitas diminuem devido à diminuição da demanda e consumo. 

Por meio da apuração detalhada e periódica de fluxo de caixa foi possível que o gestor observe este comportamento. Desse modo, o controle de estoque e contratação de colaboradores pode se adaptar ao cenário de menor fluxo de vendas. Caso contrário, poderia o restaurante apresentar resultados negativos para o período. Mantendo uma folha inflada, um controle de estoque ineficiente e, do mesmo modo, custos desnecessários impactando na saúde financeira do negócio.

Mas, como estruturar corretamente o fluxo de caixa para restaurantes e bares?

Como funciona o Fluxo de caixa para restaurantes e bares?

Bares e restaurantes apresentam especificidades de estrutura comercial diversas de outras empresas. Desde o tipo de licenciamento e alvará de funcionamento até as estratégias de precificação correta, o segmento demanda um tipo de atenção próxima e contínua.

Infelizmente é comum um cenário no qual um estabelecimento recebe uma demanda inesperada e, por motivos diversos na gestão, a oportunidade de capitalizar um mercado específico é perdido. 

A sazonalidade e flutuações na popularidade dos estabelecimentos também é uma característica comum. Desse modo, um bar ou restaurante pode, durante certo período, apresentar uma receita líquida satisfatória e, em momento posterior, uma queda expressiva.

Esses fatores dependem de práticas de consumo, incentivadas por ações de marketing ou orgânicas e naturais do comportamento do público, que impactam a venda pelo consumo e são cruciais à sobrevivência do negócio.

Como montar o fluxo de caixa?

A partir de estratégias recorrentes de mapeamento e análise de fluxo de caixa para restaurantes e bares, é possível aos gestores e donos compreenderem estas flutuações e variações e agirem antecipadamente.

As principais medidas para se estruturar corretamente um fluxo de caixa para restaurantes e bares dizem respeito à verificação minuciosa de todas as entradas e saídas realizadas pela empresa durante um período, levando em conta:

  • Custos variáveis com insumos e matéria para processamento alimentício;
  • Custos fixos e regulares, como locação, fornecimento de luz, gás e etc.;
  • Incidência de tributos e impostos a depender do regime tributário;
  • Contratação ou dispensa de colaboradores;
  • Investimentos em melhorias estruturais ou operacionais;
  • Eventuais manutenções ou aquisição de equipamentos;
  • Valores a receber de parceiros e demais entradas previstas;

Desse modo, para se realizar uma boa demonstração de fluxo de caixa para restaurantes e bares é importante tomar em vista alguns procedimentos.

Categorização metódica e padronizada

Adotar categorias fixas e padronizadas é fundamental na classificação e tipificação da natureza das entradas de receita e dos dispêndios com custos. Desse modo, aos gestores torna-se simples e prático a análise comparada dos fluxos de entradas e saídas de capitais. 

Isto é, a partir do momento que uma categoria definida agrega valores totais com colaboradores, todo e qualquer custo vinculado à contratação ou dispensa será registrada sob a rubrica determinada.

Esse procedimento padroniza e concede lógica gerencial ao controle de custos e despesas dos estabelecimentos, possibilitando uma averiguação adequada do fluxo de caixa.

Automatização de sistema manuais

Contar com os benefícios assegurados por softwares e plataformas de gestão é sempre uma boa opção na hora de gerar demonstrativos ou registrar o fluxo de caixa para restaurantes e bares

Existe, no mercado, um número expressivo de possibilidades e escolher qual o melhor e mais adequado ao seu negócio depende de uma análise crítica das potencialidades do software.

Por isso, lembre-se sempre que a tecnologia se posiciona como intermediária e não soberana na gestão das empresas. Ou seja, é sempre necessário contar com o auxílio de um contador ou empresa de contabilidade parceira na hora de analisar os dados da plataforma.

Planejamento estratégico 

Toda e qualquer empresa necessita elaborar planejamentos estratégicos periódicos, com metas e objetivos a curto, médio e longo prazo. Sejam estes objetivos desde a ampliação da cartela de clientes até um novo posicionamento de mercado.

Independente da natureza da meta estabelecida, um planejamento estratégico que contemple os fatores receita-despesa leva em consideração, por fundamento, processos de mensuração e análise de fluxo de caixa. Desse modo, o estabelecimento é capaz de projetar cenários conjunturais e se anteceder a eventos desfavoráveis à saúde financeira da empresa.

Por exemplo, por análise retroativa do fluxo de caixa, sabe-se que período determinado apresenta menor demanda e, consequentemente, pode-se implementar ações de adequação orçamentária, como redução de custos com pessoal.

Conheça as soluções da Hubnexxo

O processo de fluxo de caixa precisa ser complexo ou dificultoso para você. Conte com uma empresa especializada em contabilidade para bares e restaurantes. A Hubnexxo tem mais de uma década de atuação em Salvador ajudando pessoas a realizarem seus sonhos de empreendedor em todo país.

Sabemos das dificuldades e nos colocamos como intermediários entre a situação atual e a prosperidade e riqueza geradas pelo seu negócio.

Entre em contato abaixo conosco gratuitmente e veja como pode te ajudar!

Classifique nosso post [type]
Summary
Fluxo de caixa para restaurantes e bares: como estruturar?
Article Name
Fluxo de caixa para restaurantes e bares: como estruturar?
Description
A importância do fluxo de caixa para restaurantes e bares reside na sua dupla função: um instrumento de controle financeiro.
Author

Agende uma reunião agora mesmo!

Estamos te esperando, vai ficar adiando o seu sucesso até quando? Entre em contato clicando no botão que está aparecendo em sua tela.

Inscreva-se na nossa Newsletter!

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Veja também

Posts Relacionados

Recomendado só para você
O mundo contemporâneo exige tanto das empresas quanto dos mercados,…
Cresta Posts Box by CP
Thomson Reuters Squarelogo 1625149122324 - Nexxo Inteligência Empresarial
Clique no botão abaixo para acessar a área do cliente!
Nexxo Marca Nova Hub - Nexxo Inteligência Empresarial
Clique no botão abaixo para acessar a área do cliente!

Quero a Mentoria!

Preencha com seus dados para ser redirecionado ao chechout e garantir a sua vaga.