Como desenvolver soft skills e hards skills na gestão de restaurante

Muito já foi falado sobre soft skills e hard skills, mas qual é a importância dessas habilidades no mercado de trabalho? Saiba mais!

Muito já foi falado sobre soft skills e hard skills, mas você sabe qual é a importância de desenvolver soft skills e hards skills na gestão de restaurantes?  

Facilitar a rotina de trabalho e aumentar o desempenho dos processos são alguns dos objetivos de vários gestores e profissionais. Porém, quais ferramentas e habilidades realmente podem ajudar você a melhorar seus resultados? As soft skills e hard skills, portanto, podem contribuir até no momento de contratar novos colaboradores. 

Então, saiba aqui como elas podem ajudar você a ter mais sucesso no universo do empreendedorismo! 

O que são soft skills e hard skills? 

Entre as hard skills e soft skills, a principal diferença reside na mensurabilidade e na natureza intrínseca das habilidades. As hard skills são quantificáveis, enquanto as soft skills são qualitativas, refletindo o comportamento e as escolhas emocionais e sociais dos profissionais. 

Exemplos de Soft Skills: ética, liderança, resolução de conflitos, trabalho em equipe, tomada de decisão. 

As hard skills referem-se a conhecimentos e habilidades técnicas, comprováveis através de diplomas e certificações. 

Exemplos de Hard Skills: cozinheiro, analista de dados, ter conhecimento de pacote office.

Qual é a importância no mercado? 

Apesar de os últimos anos terem apresentado diversos avanços na tecnologia, na inteligência artificial e na automação de dados, é preciso não esquecer das características da essência humana que nenhuma máquina consegue imitar. Por isso, há alguns anos, as habilidades mais observadas por recrutadores se resumiam principalmente ao currículo dos colaboradores, mas ultimamente a busca por profissionais que buscam desenvolver soft skills está aumentando bastante. 

Sendo assim, no mercado atual, a demanda por profissionais que desenvolvem soft skills tem aumentado significativamente. Empresas valorizam essas habilidades humanas, como ética e empatia, tanto quanto, ou até mais que as hard skills. 

  • melhorar o seu desempenho pessoal, emocional, mental e profissional; 
  • ter diferenciais de destaque; 
  • saber como se relacionar com outras pessoas; 
  • aumentar sua produtividade; 
  • contribuir para um clima organizacional mais saudável; 
  • lidar com desafios e imprevistos de forma mais eficaz; 
  • aperfeiçoar seus processos internos e externos. 

Como desenvolver soft skills e hard skills na gestão de restaurantes

Desenvolver soft skills e hard skills é um processo contínuo, que exige atenção, preparo e dedicação. Portanto, para adquirir essas habilidades que podem ajudar você tanto ao empreender e trabalhar quanto no seu dia a dia, reunimos as principais dicas: 

  • invista em cursos e aprenda coisas novas; 
  • entenda como melhorar as suas habilidades com outras pessoas; 
  • troque ideias com gestores e colegas da sua área e de outros segmentos; 
  • pratique o autoconhecimento; 
  • desenvolva competências ligadas ao comportamento na vida profissional; 
  • saiba quais são os seus pontos fortes e fracos, suas potencialidades e limitações; 
  • participe de eventos e workshops; 
  • compartilhe suas experiências com outros profissionais; 
  • aceite desafios; 
  • exercite sua flexibilidade; 
  • aprenda com os feedbacks e possíveis erros para continuar se aperfeiçoando. 

Identificando as habilidades em sua equipe

Para desenvolver soft skills e hard skills na sua equipe, é preciso antes identificar estas habilidades. Vamos te ajudar por onde você pode começar: 

Avaliações de desempenho: Use avaliações regulares para observar não apenas a competência técnica, mas também a capacidade de trabalhar em equipe, liderar e comunicar. 

Feedback 360 graus: Encoraje o feedback entre os membros da equipe para ter uma visão mais completa das habilidades interpessoais. 

Entrevistas e questionários: Durante o processo de contratação, inclua perguntas que ajudem a identificar tanto hard skills quanto soft skills. 

Aplicando as Soft Skills e Hard Skills a favor do seu negócio

  • Fortalecendo as Soft Skills: 

Desenvolvimento de liderança: Promova programas de desenvolvimento de liderança para gerentes e chefes de equipe, assim, estará enfatizando a importância de soft skills como empatia e comunicação. 

Cultura organizacional: Cultive uma cultura que valorize a colaboração, o respeito mútuo e a aprendizagem contínua, criando um ambiente propício ao desenvolvimento de soft skills. 

  • Maximizando as Hard Skills: 

Capacitação contínua: Invista em treinamentos e cursos para manter sua equipe, uma vez que é necessário estar atualizado às últimas tendências e tecnologias em gastronomia. 

Certificações: Incentive a obtenção de certificações relevantes, o que pode elevar o nível de especialização e confiança na sua equipe. 

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O que são soft skills e hard skills?
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As hard skills referem-se a conhecimentos e habilidades técnicas, comprováveis através de diplomas e certificações. Já as soft skills incluem a capacidade de comunicação, empatia, ética e outras habilidades humanas.
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