O Brasil é um dos maiores destinos de turistas no mundo. Por ser um país diversificado em suas regiões, seu fluxo de turistas internos também é altíssimo. Segundo o blog GeoFusion , por exemplo, cidades como São Paulo, recebem cerca de 14 milhões de turistas anuais, seguido de Rio de Janeiro (13 milhões) e Salvador (4 milhões). Neste momento, você deve estar se perguntando o que isso tem a ver com o seu restaurante, não é mesmo?
Pois bem, uma das medidas mais utilizadas para tomada de decisão de um turista é a avaliação do Google para restaurantes. Normalmente, quando alguém está em viagem e quer mais informações sobre um local, a pesquisa já é feita no Google Maps que indica os restaurantes da região em que o turista está; munido desta avaliação, a curva decisória do potencial cliente é altíssima.
Por isso, listamos algumas dicas indispensáveis para aumentar seu posicionamento e consequentemente o número de clientes no seu estabelecimento.
São elas:
1- Crie uma página no Google My Business: lá você pode inserir fotos, promoções (e patrociná-las inclusive), informações de localização, preço, ofertas especiais e até cupons de desconto. Quanto mais informações sobre o seu restaurante, melhor posicionada será a sua página.
2- Insira boas fotos do seu local: lembre-se que ali será, provavelmente, a única curva de decisão do seu cliente. Por isso, capriche nas fotos do local, dando visualmente a sensação de conforto e agradabilidade. Não deixe de postar também fotos dos pratos. Sem dúvida alguma, encher os olhos só vai aumentar as suas chances.
3- Disponibilize cupons de desconto: agora que o cliente já sabe onde você está e como é o local, que tal cativá-lo com um cupom de desconto que pode ser adquirido ali mesmo? Este pode ser o passo final para fazê-lo ir até o seu restaurante.
4- Fique ligado nas avaliações da sua página: boas avaliações são uma propaganda gratuita e fortíssima para seu negócio. Más avaliações, são oportunidade de recuperar um cliente que deu uma chance para seu restaurante. Por isso, fique ligado em responder os comentários, gratificando os positivos e ficando de olho nos negativos. O olhar do cliente é o que mais importa ao final de tudo, e mesmo numa avaliação ruim, ver que o restaurante se preocupou em melhorar, diz muito sobre ele.
DICA BÔNUS: Como conseguir avaliações?
Pense comigo, um restaurante com 5 avaliações e outro com 5 mil são bem diferentes né? A impressão de um número maior de pessoas se torna uma impressão mais consolidada. Mas, como fazer o cliente avaliar seu serviço? Uma dentre tantas opções é o cadastro dos dados no google através de wi-fi. Assim que o cliente cadastrar o celular na rede do seu restaurante, ele é redirecionado para uma página de avaliação, onde pode deixar um comentário ou não. Esta opção ainda tem o bônus de formar um cadastro de clientes que pode receber futuras promoções com alta possibilidade de fidelização à curto, médio e longo prazo.
Finalizamos este texto relembrando que o Google é a maior máquina de pesquisa do mundo atualmente. A maioria dos turistas, não conhecem todas as opções locais e recorrem às pesquisas online para tomar suas decisões.
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