A verdade por trás do prejuízo do Outback no Brasil

Carrossel Prejuizo Do Outback - Hubnexxo Soluções Empresariais

Carrossel Prejuizo Do Outback - Hubnexxo Soluções Empresariais

No primeiro trimestre de 2024, a Bloomin’ Brands, demonstrou em seu relatório um prejuízo do Outback no Brasil, surpreendendo o mercado. O valor específico do prejuízo atribuído reportado foi de US$ 83.872 milhões e houve uma perda de U$$ 135.797 decorrente da extinção antecipada de dívidas que seriam liquidadas apenas em 2025.

Este valor, portanto, impactou diretamente o lucro líquido da empresa, transformando um potencial lucro operacional em um prejuízo contábil para o trimestre. Entretanto, ao contrário do que se poderia supor, a causa não foi uma crise de vendas.

As receitas se mantiveram estáveis, mas um artifício contábil relacionado à extinção antecipada de dívidas impactou diretamente o lucro líquido da empresa.

Qual é a Estratégia Contábil?

O CPC 48 é a norma contábil brasileira que trata do reconhecimento e mensuração de instrumentos financeiros. De acordo com o CPC 48, a Bloomin’ Brands registrou uma grande perda ao extinguir dívidas que seriam liquidadas apenas em 2025.
Essa ação, embora prejudicial aos resultados imediatos, visa melhorar a saúde financeira a longo prazo. A empresa teve de registrar uma perda de $135,797 milhões, uma vez que extinguiu antecipadamente essas dívidas. Sendo assim, transformou um potencial lucro operacional em um prejuízo contábil no trimestre.
O custo envolvido na retirada e no pagamento antecipado de uma parcela de suas notas conversíveis é o principal fator que associa este valor substancial.

O que são notas conversíveis?

As notas conversíveis são instrumentos financeiros híbridos que combinam características de dívida e capital próprio. Inicialmente, funcionam como dívida, pagando juros regulares aos detentores, mas podem ser convertidas em uma quantidade pré-determinada de ações da empresa emissora.
Para a empresa, essas notas permitem pagar juros mais baixos do que os das dívidas tradicionais. Para os investidores, oferecem uma proteção adicional em comparação com o investimento direto em ações, além do potencial para maiores retornos.
No entanto, a conversão das notas em ações pode diluir significativamente a participação dos acionistas existentes. Além disso, essas notas geralmente incluem cláusulas específicas para proteger os investidores contra eventos adversos.

Demonstração financeira do prejuízo do Outback

O primeiro demonstrativo do ano de 2024 trouxe esses dados originais que apontam para o prejuízo do Outback:

  • Perda de extinção de dívidas: $ (135,797) milhões
  • (Prejuízo) Lucro antes da previsão para imposto de renda: $ (72,320) milhões;
  • (Prejuízo) Lucro Líquido: $ (82,290) milhões;
  • (Prejuízo) Lucro Líquido atribuível à Bloomin’ Brands: $ (83,872) milhões.

Análise sem a perda na extinção de dívidas nos resultados deste primeiro trimestre:

  • Perda na extinção de dívidas: $(135,797) milhões;
  • (Prejuízo) Lucro antes da provisão para impostos de renda: $(72,320) milhões + $135,797 milhões = $63,477 milhões;
  • (Prejuízo) Lucro Líquido: $63,477 milhões * (1 – 0,30) = $44,434 milhões.

Sem essa perda, a empresa teria mostrado um lucro substancial e uma situação financeira mais positiva, impactando a percepção dos investidores e a avaliação de mercado.

  • 2021: Vendas no Brasil cresceram 28,7%;
  • 2022: Crescimento de 38,3% e 16 novos restaurantes;
  • 2023: Aumento de 61% nas vendas na primeira metade do ano, com 16 novas unidades.

Prejuízo ou Planejamento?

O que parece ser um prejuízo do Outback, na verdade, aponta mais para um caminho de Planejamento Tributário e Financeiro. O prejuízo pode ser um artifício fiscal para reduzir a carga tributária da empresa. Algumas dessas formas incluem:

A compensação de prejuízos fiscais utiliza prejuízos de um período para abater lucros futuros, reduzindo o imposto de renda. Além disso, a venda de ativos com prejuízo permite vender ativos deficitários para gerar deduções fiscais e reduzir impostos sobre outros lucros.

Ademais, a reestruturação de dívidas envolve renegociar dívidas para gerar prejuízos contábeis, que podem ser usados para abater lucros futuros e reduzir impostos. Outra estratégia é a transferência de ativos, onde ativos deficitários são transferidos para outra entidade do mesmo grupo empresarial, melhorando a gestão dos prejuízos fiscais e otimizando a carga tributária.

Por fim, o planejamento tributário internacional permite usar prejuízos em um país para compensar lucros em outro, dependendo das regras fiscais locais e acordos de dupla tributação.

Considerações Estratégicas

A Bloomin’ Brands pode estar considerando vender ou refranquear suas operações no Brasil por vários motivos estratégicos:
1. Geração de Caixa: A venda ou refranquia poderia gerar recursos significativos para pagar dívidas. Também serve para recomprar ações ou investir em outras áreas de negócios nos EUA.
2. Desempenho no Brasil: O Outback Steakhouse continua popular e lucrativo no Brasil, tornando a operação atraente para compradores.
3. Foco nos EUA: A empresa enfrenta desafios no mercado interno e pode querer concentrar seus esforços lá.
4. Pressão de Investidores: Investidores ativistas, como a Starboard Value, pressionam por mudanças que aumentem o valor da empresa.
5. Histórico de Vendas: Antes da pandemia, a empresa já havia considerado vender suas operações no Brasil.

“Prejuízo” imediato, reestruturação a longo prazo

A estratégia de extinção de dívidas pode parecer e gerar um prejuízo imediato. Mas, na verdade, é um passo para reestruturar a dívida futura e melhorar a saúde financeira a longo prazo.
Sendo assim, a possível venda ou refranquia das operações no Brasil pode ser uma resposta às pressões dos investidores. Também pode ser uma forma de focar em mercados mais lucrativos.
Sem a perda na extinção de dívidas, portanto, a Bloomin’ Brands teria apresentado um lucro substancial. O reflexo da situação financeira seria muito mais positiva e uma saúde financeira geral melhorada.

Hubnexxo – seu parceiro estratégico e lucrativo

Somos um hub de soluções empresariais com contabilidade especializada em restaurantes há mais de 10 anos no mercado. Nossa expertise ajuda empresas a otimizar suas operações financeiras, garantindo eficiência e sustentabilidade através de planejamento tributário e estratégias contábeis.

Estamos comprometidos em oferecer serviços personalizados que atendam às necessidades específicas do seu negócio. Isso já tornou possível reduzirmos cargas tributárias e otimizar a gestão de restaurantes. Assim, já aumentamos em até 30% a lucratividade dos nossos clientes.

Para fazer um diagnóstico gratuito da sua empresa, marque abaixo uma reunião com nossos consultores e faça sua empresa lucrar mais com estratégias inteligentes.

Agende uma reunião agora mesmo!

Estamos te esperando, vai ficar adiando o seu sucesso até quando? Entre em contato clicando no botão que está aparecendo em sua tela.

Inscreva-se na nossa Newsletter!

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

Veja também

Posts Relacionados

tributação para cafeteria

Tributação para cafeteria

Se você está começando ou já possui um negócio de sucesso no ramo de cafeterias, é essencial que você busque entender melhor como funciona a

Pesadelo na cozinha ou na contabilidade?

Restaurantes muitas vezes vivem um verdadeiro pesadelo na cozinha. Afinal a má escolha de um contador gera confusão, prejuízos e insegurança para o seu estabelecimento.

Thomson Reuters Squarelogo 1625149122324 - Nexxo Inteligência Empresarial
Clique no botão abaixo para acessar a área do cliente!
Nexxo Marca Nova Hub - Nexxo Inteligência Empresarial
Clique no botão abaixo para acessar a área do cliente!

Quero a Mentoria!

Preencha com seus dados para ser redirecionado ao chechout e garantir a sua vaga.