Recentemente a Folha de SP. e outros veículos de imprensa, divulgaram uma pesquisa feita pela Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo), que identifica Salvador/BA como o destino brasileiro mais procurados pelos turistas no verão. Essa é uma notícia incrível, afinal de contas, mais turistas significam mais pessoas em busca de experiências, consumindo produtos e serviços, fazendo aquecer e circular a economia da região como um todo.
Em qualquer viagem, naturalmente, os pontos gastronômicos sempre são muito procurados, afinal de contas, a comida faz parte da experiência de qualquer viagem, além de fazer total diferença na visitação do turista.
Embora isto seja, por si só, algo a se comemorar, nem sempre um restaurante está preparado para aproveitar a melhor estação do ano, deixando assim escapar a oportunidade de fazer bonito, lucrar alto e gerar experiências inesquecíveis para o cliente. É sempre bom lembrar que um cliente satisfeito é uma propaganda ambulante e gratuita do seu negócio. Quando se trata de turista então… É o tipo de cliente que só vai dar uma chance ao seu restaurante e tomar aquela experiência como definitiva, seja para recomendar a todos os amigos e voltar na próxima viagem ou para fechar as portas para sempre.
Sabendo disso, nós separamos algumas pequenas dicas para o seu restaurante aproveitar o boom dessa estação da melhor forma possível!
1 – Melhore o seu posicionamento digital: turistas normalmente não conhecem o lugar tão bem quanto os locais, por isso, eles buscarão indicações no google e/ou redes sociais para decidir onde irão. Normalmente isso já é feito na cidade de origem, quando a viagem é planejada. Por isso, é MUITO IMPORTANTE ter uma presença digital robusta e um bom feedback do seu restaurante. Como isso é feito? Através de um bom trabalho nas redes sociais, além de feedbacks positivos no Google. Existem diversas estratégias que você pode utilizar para fazer o seu cliente avaliar o seu serviço na rede. Quanto melhor recomendado for o seu restaurante, melhor localizado ele estará nas buscas digitais, tornando-se mais visível ao turista.
2 – Ajuste seu cardápio: ele é o sorriso do seu restaurante. Além do mais, a engenharia de cardápio vai te mostrar como direcionar melhor o cliente para os pratos que você quer, seja em questão de gosto ou de lucro. Um cardápio mal ajustado e aleatório é tudo o que seu restaurante PRECISA EVITAR diante de um cliente. Preparamos um post EXCLUSIVO com dicas sobre cardápio em nosso Instagram. Você pode vê-lo clicando aqui!
3- Wifi c/ Leads: Se o seu estabelecimento não tem wi-fi, certamente já está muito atrás de outros, a ausência de conexão pode ser um fator decisivo na rejeição do cliente. Além do conforto, ter um Wifi pode ser um excelente captador de contatos para envio de ofertas e promoções, gerando fidelização. Basta produzir um sistema em que a conexão é liberada por um tempo limitado (1 hora, por exemplo), com a liberação sendo feita através de um FOLLOW nas redes sociais do restaurante. Ganho de satisfação e audiência ao mesmo tempo!
4 – Comanda eletrônica: O processo de realizar os pedidos utilizando comanda eletrônica numerada é muito mais rápido. Esse processo agiliza o preparo e o atendimento do cliente, pois a impressão na cozinha ou bar é feita imediatamente após a confirmação do pedido na mesa. Desta maneira, o garçom não precisa ir até o caixa ou terminal para registrar o pedido, ganhando tempo e agilizando todo o processo, sem contar que o cliente fica muito mais satisfeito, afinal o tempo de espera é reduzido em até 60%. Essa tecnologia está trazendo muitos benefícios tanto para o cliente quanto para o dono do estabelecimento. Além de evitar situações constrangedoras e estressantes, evita a contaminação das entradas e saídas de garçons na área de produção.
5 – Área p/ crianças: Cresce a cada dia, o número de ambientes que fornecem um local específico para recreação de crianças. Isso se dá porque, ter um local dedicado a elas, influencia muito na decisão dos pais sobre ir a lugar X ou não. Tenha certeza absoluta que, preparando um mini-playground ou coisas afins, o seu negócio estará com uma vantagem enorme sobre quem não fornece tais serviços.
6 – Estude seus concorrentes: Quais as classificações e rankings de mercado na sua cidade, bairro ou região? Quais são os aspectos mais elogiados na concorrência? O que eles tem feito neste aspecto em específico? Sabor, marketing, climatização, música? Você pode fazer o teto do seu concorrente se tornar o seu piso, enxergando o que ele faz de melhor e integrando ao seu negócio. Isso também vai te ajudar a entender qual é o seu diferencial em relação a concorrentes na ótica do cliente. Invista em busca por feedback e consulte classificações online, gerais ou especializadas.
É claro que essas dicas não são tudo, na verdade, elas só são a cereja do bolo, existe muitas outras estratégias de gestão e planejamento estratégico que podem te fazer lucrar muuuuuuuito mais neste verão. A Nexxo está há 7 anos no mercado com mais de duas centenas de clientes sendo beneficiados com um trabalho diferenciado e pormenorizado de CMV, CMO, PRIME COST, engenharia de cardápio, contabilidade estratégica, terceirização do financeiro, dentre outros aspectos.
O mundo está em movimento, portanto, quem está parado, já fica pra trás. Entre em contato conosco agora mesmo para saber mais informações sobre como elevar o seu restaurante a outro nível nesta estação!